ENTRE ABELHAS E ESCALADAS

No que diz respeito às abelhas, já tive oportunidade de levar várias correrias desses maravilhosos insetos, nessas buscas incessantes de pedras que ninguém escalou no Espírito Santo - com direito a muita ferroada.

A dimensão do ataque vai depender do tamanho do enxame e do grau de mistura das abelhas. Quanto mais africanizadas, mais terríveis! Podem te perseguir por centenas de metros! Teoricamente, a parte da manhã é o melhor período do dia pra se passar por uma colméia, pois a maior parte das operárias está no campo, colhendo néctar. É nesse período que o apicultor trabalha no apiário.

Se você tiver conhecimento prévio de que terá que passar por um enxame de abelhas, leves roupas extras pra vestir por cima das que já está usando. As roupas devem cobrir o máximo possível do corpo, e estarem bem soltas, senão o ferrão atravessa.

Passe em total silêncio.

As vestimentas devem ser de cor clara. As abelhas adoram ferroar alvos escuros. Por isso elas se enroscam tanto nos cabelos, que devem ser bem cobertos. Quanto aos olhos, sugiro aqueles óculos plásticos transparentes utilizados pra serviços diversos - ficam bem justos no rosto, dão uma excelente visão geral, e são muito baratos. Óculos escuros, pelo que sei, vão atraí-las mais ainda.

Só a título de esclarecimento: Fumaça não acalma as abelhas, como muitos pensam. O que acontece é que elas interpretam a fumaça como um incêndio, e passam a se preparar para abandonar a colméia, colhendo mel em máxima quantidade possível de forma que possam utilizá-lo pra construção de uma outra casa. Com o abdomem cheio, elas simplesmente não conseguem se envergar o suficiente pra enterrar o ferrão - bem que tentam.

Eu, particularmente, mesmo estando bem protegido, não arriscaria escalar perto de uma casa de abelhas. Já ouvi falar de pessoas extremamente alérgicas ao seu veneno, que poderiam morrer com apenas meia-dúzia de ferroadas.

Quanto a repelentes eficazes, não tenho conhecimento.

É o que pude me lembrar do que aprendi nessas andanças entre escaladas e trilhas a pé ou de byke.
.
Confesso que não me atualizei mais.
.
Espero ter contribuído.
.
Abraços a todos,
.
Marcos Marsaioli
_____________________________